Fluxograma de trabalho de projetos de arquitetura

Ao definir a arquitetura os projetos complementares deverão ser iniciados e compatibilizados.
No caso de reformas de edificações analisa-se previamente a estrutura existente para posterior estudo.

"Orçamento" neste fluxo é a proposta comercial a ser elaborada pela arquiteta em cima do levantamento de dados que ocorre na primeira reunião.

Específico para o "Projeto Legal", quem aprova é o órgão competente. No caso de não aprovação é emitido um comunicado para revisar o que for necessário.
A grande vantagem de pedir aprovação do projeto Legal após a compatibilização é que ele vai mais "redondo" e com menor probabilidade de revisão após a aprovação.

Apresentamos a seguir um fluxograma resumido e simplificado ao contratar projetos de arquitetura:




Descrição das etapas de projeto
De acordo com padrão ASBEA conforme NBR 13.531

Concepção do produto
Levantar um conjunto de informações programáticas e técnicas objetivando determinar as restrições e possibilidades que regem e limitam o projeto arquitetônico pretendido. Estas informações permitem caracterizar o partido, e as possíveis soluções de integração entre edificações e implantação dentro das condicionantes levantadas. Esta fase está subdividida nas seguintes etapas:
LV - Levantamento de Dados
PN - Programa de Necessidades
EV - Estudo de Viabilidade

Definição do produto
Desenvolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando todas informações necessárias a fim de verificar sua viabilidade física, legal e econômica bem como possibilitar a elaboração dos Projetos Legais. Esta fase está sub-dividida nas seguintes etapas:
EP - Estudo Preliminar
AP - Anteprojeto
PL - Projeto Legal

PB - Projeto Básico
Consolidar claramente todos ambientes, suas articulações e demais elementos do projeto, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo. A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando uma avaliação preliminar dos custos, métodos construtivos e prazos de execução. Quando esta fase estiver concluída ainda que o projeto não esteja completo e for necessário orçar a obra.

PE - Projeto Executivo
Executar o detalhamento de todos os elementos do projeto de modo a gerar um conjunto de informações suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas, bem como a avaliação dos custos, métodos construtivos, e prazos de execução. Executar o detalhamento de todos os elementos do projeto e incorporar os detalhes necessários de produção dependendo do sistema construtivo. O resultado deve ser um conjunto de informações técnicas claras e objetivas sobre todos os elementos, sistemas e componentes do empreendimento. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas