Carregador de carro elétrico em residência em São Paulo, Brasil

O projeto

A abrangência do projeto foi para propor um local para a instalação do carregador do carro elétrico, projeto de reforma de interiores e arquitetura desta residência.
Vou focar no carregador e em outro post os demais itens contratados.
A casa fica em um condomínio fechado que mistura casas, sobrados e apartamentos.

Área técnica autorizada pelo condomínio para a instalação do carregador do carro elétrico.

Área proposta para a instalação do carregador que foi aprovada em assembléia.
Dependendo do modelo e do comprimento do cabo do carregador, apenas um será exequível.

Diretrizes do projeto:


Da justificativa de ser instalado sem nicho:

· Diversidade de modelos disponíveis no mercado com plugue macho frontal ou lateral

· Inflexibilidade na junção da mangueira e plugue macho do carregador podendo danificar o equipamento em caso de um nicho de medidas enxutas

· Comprimento da fiação variando de 4m a 5m de comprimento dificultando o armazenamento dentro do nicho.

· Área necessária para manutenção do equipamento

· Ventilação adequada para evitar superaquecimento

Modelos de carregadores de veículo elétrico comercializados no Brasil

Agosto de 2019


Exemplo do produto ambientado:



Exemplo do produto ambientado:
  


Exemplo do produto ambientado:

Embasamento técnico

Apresentação de tipos de abastecimento do veículo elétrico disponíveis no mercado

Pela tomada
Utiliza-se uma tomada comum, como as domésticas. Um carro elétrico leva entre seis e oito horas para “encher o tanque” (dependendo do carregador e corrente elétrica disponível). O consumo de energia é por volta de 24 kWh, parecido com o de um aspirador de pó. Em países como Portugal e Inglaterra, há estações de recarga nas ruas com tomadas de alta voltagem.

Energia solar
Uma das possíveis formas de abastecer será com células fotovoltaicas, que transformam luz solar em eletricidade, instaladas na lataria do veículo. Hoje, a energia gerada por elas ainda não consegue sustentar o carro sozinha. Os fabricantes esperam viabilizar a tecnologia nos próximos 20 anos.

Indução eletromagnética
Esse meio já está em teste em alguns países. Você estaciona sobre a célula de indução (ligada à rede elétrica) e um campo magnético é gerado entre ela e a célula no interior do carro, carregando a bateria sem fios. Os altos custos não devem ser reduzidos pelos próximos dez anos.

  

Quantidade de carregadores disponíveis no Brasil confome aplicativo Plug Share: https://carroeletrico.com.br/blog/plugshare/
O Brasil tem pouco mais de 300 estações conforme o site plug share e a expectativa é que esse numero cresça consideravelmente nos próximos meses / anos. 

Os americanos são líderes neste consumo de produto e, com isso podemos observar diversos modelos para carregadores residenciais:











Padronização para instalação





Exemplo de dois veículos elétricos sendo abastecidos por indução eletromagnética






Carport solar

Os carports solares são coberturas construídas a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia. Entretanto, são diferentes dos painéis instalados em um estacionamento com telhado já existente. Carports solares possuem muitas coisas em comum com painéis solares instalados no solo. Ambos eliminam a necessidade de uma superfície na qual os painéis possam ser fixados, como um telhado. A principal diferença entre um carport solar e uma instalação no solo é que os carports são mais altos para possibilitar que carros sejam estacionados abaixo dos painéis.
Quando se trata de coberturas solares comerciais e residenciais, existem vários layouts e tamanhos diferentes disponíveis. Normalmente um carport solar possui duas vagas de largura. Os estacionamentos solares podem ser suficientemente grandes para abranger dezenas de vagas de estacionamento. Dependendo do consumo, a instalação de um carport solar pode gerar energia suficiente para alimentar sua residência, comércio ou indústria.
Além do tamanho do carport solar, a principal forma de variação da construção de um estacionamento solar se encontra no ângulo de inclinação dos painéis. Pesquisas indicam que o setor residencial passará a investir mais em carports solares do que em telhados solares com o passar dos anos, principalmente com a popularização dos carros elétricos. Em muitos países onde sistemas fotovoltaicos já são muito empregados, carports já se tornaram comuns.
Como eles funcionam?
Embora uma típica cobertura de estacionamento ofereça sombreamento para o automóvel, sua simplicidade é uma oportunidade perdida com a existência de carports, cuja maior vantagem é utilizar a própria cobertura para gerar energia.
Muitas vezes, instalações de sistemas fotovoltaicos em telhados de residências já construídas acabam reduzindo sua eficiência, pois não possuem uma inclinação adequada, podem apresentar sombreamento, entre outros fatores que podem contribuir para a redução da energia gerada. Com a utilização de carport isso não ocorre, pois o mesmo pode ser construído com o ângulo para que o sistema apresente a maior geração de energia possível. Além disso, também utiliza os próprios painéis como cobertura do estacionamento.


Outras fontes consultadas:




Learn how to install a Schneider Electric EVLink Smart Wallbox- a tutorial for Electricians

ZOE Expert - Wall-box installation


SunDrive Wallbox Install


Home charging: How to charge your BMW i3 at home. Explained by BMW i3 drivers Kathryn and Chad.


Installation and commissioning of the Keba wallbox EV charger


Tesla Model 3 Home AC Charging Overview


Zappi smart EV charger | Fully Charged

 

https://www.mckinsey.com/industries/automotive-and-assembly/our-insights/charging-ahead-electric-vehicle-infrastructure-demand


How to install your ChargePoint Home





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