Carregador de carro elétrico em residência em São Paulo, Brasil
O projeto
A abrangência do projeto foi para propor um local para a instalação do carregador do carro elétrico, projeto de reforma de interiores e arquitetura desta residência.Vou focar no carregador e em outro post os demais itens contratados.
A casa fica em um condomínio fechado que mistura casas, sobrados e apartamentos.
Área técnica autorizada pelo condomínio para a instalação do carregador do carro elétrico.
Área proposta para a instalação do carregador que foi aprovada em assembléia.
Dependendo do modelo e do comprimento do cabo do carregador, apenas um será exequível.
Diretrizes do projeto:
Da justificativa de ser instalado sem nicho:
· Diversidade de modelos disponíveis no mercado com plugue macho frontal ou lateral
· Inflexibilidade na junção da mangueira e plugue macho do carregador podendo danificar o equipamento em caso de um nicho de medidas enxutas
· Comprimento da fiação variando de 4m a 5m de comprimento dificultando o armazenamento dentro do nicho.
· Área necessária para manutenção do equipamento
· Ventilação adequada para evitar superaquecimento
Modelos de carregadores de veículo elétrico comercializados no Brasil
Agosto de 2019
Exemplo
do produto ambientado:
Exemplo do produto ambientado:
Exemplo do produto ambientado:
Embasamento técnico
Apresentação de tipos de abastecimento do veículo elétrico disponíveis no mercadoPela tomada
Utiliza-se uma tomada comum, como as domésticas. Um carro elétrico leva entre seis e oito horas para “encher o tanque” (dependendo do carregador e corrente elétrica disponível). O consumo de energia é por volta de 24 kWh, parecido com o de um aspirador de pó. Em países como Portugal e Inglaterra, há estações de recarga nas ruas com tomadas de alta voltagem.
Energia solar
Uma das possíveis formas de abastecer será com células fotovoltaicas, que transformam luz solar em eletricidade, instaladas na lataria do veículo. Hoje, a energia gerada por elas ainda não consegue sustentar o carro sozinha. Os fabricantes esperam viabilizar a tecnologia nos próximos 20 anos.
Indução eletromagnética
Esse meio já está em teste em alguns países. Você estaciona sobre a célula de indução (ligada à rede elétrica) e um campo magnético é gerado entre ela e a célula no interior do carro, carregando a bateria sem fios. Os altos custos não devem ser reduzidos pelos próximos dez anos.
Quantidade de carregadores disponíveis no Brasil confome
aplicativo Plug Share: https://carroeletrico.com.br/blog/plugshare/
O Brasil tem pouco mais de 300 estações conforme o site plug share e a expectativa é que esse numero cresça consideravelmente nos próximos meses / anos.
Os americanos são líderes neste consumo de produto e, com isso podemos observar diversos modelos para carregadores residenciais:
Photo by: https://insideevs.com/news/341500/the-ultimate-buyers-guide-to-home-ev-chargers-plus-top-5-picks/
Photo by https://www.autoblog.com/2013/12/11/clippercreek-introduces-low-cost-level-2-home-charger-for-590/
Padronização para instalação
Exemplo de dois veículos elétricos
sendo abastecidos por indução eletromagnética
Carport solar
Os
carports solares são coberturas construídas a partir de painéis fotovoltaicos
para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia. Entretanto, são diferentes
dos painéis instalados em um estacionamento com telhado já existente. Carports
solares possuem muitas coisas em comum com painéis solares instalados no solo.
Ambos eliminam a necessidade de uma superfície na qual os painéis possam ser
fixados, como um telhado. A principal diferença entre um carport solar e uma
instalação no solo é que os carports são mais altos para possibilitar que
carros sejam estacionados abaixo dos painéis.
Quando
se trata de coberturas solares comerciais e residenciais, existem vários
layouts e tamanhos diferentes disponíveis. Normalmente um carport solar possui
duas vagas de largura. Os estacionamentos solares podem ser suficientemente
grandes para abranger dezenas de vagas de estacionamento. Dependendo do
consumo, a instalação de um carport solar pode gerar energia suficiente para
alimentar sua residência, comércio ou indústria.
Além
do tamanho do carport solar, a principal forma de variação da construção de um
estacionamento solar se encontra no ângulo de inclinação dos painéis. Pesquisas
indicam que o setor residencial passará a investir mais em carports solares do
que em telhados solares com o passar dos anos, principalmente com a popularização
dos carros elétricos. Em muitos países onde sistemas fotovoltaicos já são muito
empregados, carports já se tornaram comuns.
Como
eles funcionam?
Embora
uma típica cobertura de estacionamento ofereça sombreamento para o automóvel,
sua simplicidade é uma oportunidade perdida com a existência de carports, cuja
maior vantagem é utilizar a própria cobertura para gerar energia.
Muitas
vezes, instalações de sistemas fotovoltaicos em telhados de residências já
construídas acabam reduzindo sua eficiência, pois não possuem uma inclinação
adequada, podem apresentar sombreamento, entre outros fatores que podem
contribuir para a redução da energia gerada. Com a utilização de carport isso
não ocorre, pois o mesmo pode ser construído com o ângulo para que o sistema
apresente a maior geração de energia possível. Além disso, também utiliza os
próprios painéis como cobertura do estacionamento.
Outras fontes consultadas:
Learn how to
install a Schneider Electric EVLink Smart Wallbox- a tutorial for Electricians
Comentários
Postar um comentário